Vila Isabel - Enredo: "Memórias do "Pai Arraia" – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro" - 21h

Depois de quase ter sido rebaixada no ano passado, a Vila Isabel chega em 2016 com a missão de se reerguer. Para isso escolheram homenagear o político Miguel Arraes, morto em 2005, no ano em que celebra-se o seu centenário.

A bateria da Escola irá inovar ao acrescentar os ritmos pernambucanos - como o Maracatu - típicos do estado natal do ex-governador, no samba carioca.






Salgueiro - Enredo: "A Ópera dos Malandros" - 22h05

A clássica peça de Chico Buarque inspirou o enredo da vice-campeã de 2015. Os Acadêmicos do Salgueiro irão louvar uma figura típica do Rio antigo: o malandro, "o tipo que entra faceiro na roda, abre o jogo e fecha com os seus. É o Rei da Ginga, Rei da Noite, o Barão da Ralé", como explica a sinopse.





São Clemente - Enredo: "Mais de mil palhaços no salão" - 23h10

Oitavo lugar em 2015, a São Clemente este ano escolhe um tema circense ao homenagear os palhaços de todos os tipos. Isso certamente irá se materializar em um desfile de espírito lúdico e cheio de humor.





Portela - Enredo: "No voo da águia, uma viagem sem fim..." - 00h15

Quinto lugar em 2015, a Portela agora desfila propondo falar um pouco das viagens - sejam as marítimas, arqueológicas, exploratórias, extremas ou mesmo as imaginárias ou virtuais.





Imperatriz Leopoldinense - Enredo: "É o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim… 'Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil' " - 1h20

Os derradeiros desfiles deste carnaval terão grandes ídolos da nossa música como tema. O primeiro deles será o da Imperatriz - sexto lugar em 2015 - que homenageia a dupla Zezé di Camargo e Luciano. A vida da dupla, e por tabela a do interior do país, será lembrada na Sapucaí.

Outro dado interessante: o samba da escola será puxado pela cantora Lucy Alves, que ficou conhecida por sua participação no programa The Voice.





Mangueira: Enredo: "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá" - 02h25

A Mangueira encerra a segunda noite de desfiles cantando a vida e obra de uma de nossas grandes cantoras: Maria Bethânia. A escola, que ficou em décimo lugar no ano passado, certamente se lembra que tende a ser bem sucedida quando homenageia um grande nome da nossa música, já que três dos últimos cinco títulos da Escola vieram com enredos desse tipo: Braguinha (1984), Dorival Caymmi (1986) e Chico Buarque (1998).

Bethânia, vale lembrar, já havia feito parte de um enredo da escola. foi em 1994, quando os "Doces Bárbaros" (ela e mais Caetano, Gilberto Gil e Gal Costa) foram os homenageados. Infelizmente, naquele ano, a agremiação ficou em 11° lugar.