Hoje acontece um dos maiores (e mais lucrativos) eventos dos EUA e do mundo, a 50ª edição do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano. Porém, toda essa divulgação e produção não se limita ao esporte.

Os jogos de futebol americano são divididos em dois tempos. E desde o início da história do evento, acontecem apresentações musicais neste intervalo, que ficaram conhecidas como Halftime Show (show de intervalo, em tradução livre). Mas, vale lembrar, que nem sempre as performances eram de grandes celebridades.

Nas primeiras décadas, os intervalos possuíam atrações de bandas marciais, além de muitas vezes algum artista cantar o Hino Nacional dos Estados Unidos antes do jogo. Mas com o tempo, diversos músicos passaram a fazer pequenos shows (duração média de 12 minutos) neste intervalo. As apresentações trouxeram mais atenção e dinheiro ao evento, o que incentivou cada vez mais os produtores do espetáculo a chamarem estas celebridades para performarem neste intervalo.

Podemos destacar diversos nomes de diferentes gêneros musicais. Desde Ella Fitzgerald até Katy Perry, muitos artistas passaram pelo palco do Super Bowl e deixaram a sua marca na história do evento.

Este ano está confirmada a presença de Lady Gaga para cantar o Hino Nacional dos Estados Unidos. No intervalo, Coldplay e os convidados Bruno Mars e Beyonce assumem o palco.

Para comemorar o 50º aniversário desta grande festa, confira agora as melhores apresentações da história (em ordem cronológica):

Michael Jackson (1993)

A primeira grande atração a aparecer no evento foi a boy band New Kids On The Block em 1991, com uma apresentação de menos de cinco minutos. Porém, Michael Jackson foi o primeiro a fazer um grande show no intervalo do Super Bowl. O rei do pop apresentou um medley das músicas "Jam", "Billie Jean" e "Black Or White", seguido de um coro breve de "We Are The World" e terminando com uma comovente versão de "Heal The World". Veja a apresentação na íntegra:



Aerosmith, N Sync, Mary J. Blige, Britney Spears e Nelly (2001)

Na segunda edição do século XXI, a produção do show de intervalo cresceu absurdamente, trazendo cinco grandes estrelas. Com muitas explosões e efeitos pirotécnicos, o show contou com grandes hits do N Sync como "Bye Bye Bye" e "It's Gonna Be Me", além de "I Don't Want To Miss A Thing", "Jaded e "Walk This Way" do Aerosmith. Esta última música teve a participação dos convidados Britney Spears, Mary J. Blige e Nelly. Confira a a apresentação a seguir:



U2 (2002)

Chegou a vez da grande banda U2 levantar o público. O quarteto cantou o sucesso "Beautiful Day", seguido da canção "MLK". Ao fim, os irlandeses fizeram uma homenagem com os nomes das vítimas do atentado do 11 de setembro enquanto cantavam a música "Where The Streets Have No Name". Veja o show em detalhes abaixo:



Janet Jackson, Puff Daddy, Nelly, Kid Rock e Justin Timberlake (2004)

Talvez o show mais marcante de nossa lista. A cantora Janet Jackson iniciou o espetáculo com a canção "All For You", rodeada de muitos dançarinos. Em seguida, Puff Daddy entrou no palco com sua música "Bad Boy For Life". Para continuar no embalo do hip-hop, Nelly brevemente apresentou o sucesso "Hot In Herre". Sem muito descanso, Daddy voltou com a canção "Mo Money Mo Problems". Chega a vez então de Kid Rock levantar o público com um medley de "Bawitdaba" e "Cowboy".

O espetáculo continuou ainda com Janet em uma performance dançante de "Rhythm Nation", seguida de Justin Timberlake cantando o single "Rock Your Body". Ao fim da apresentação, o cantor estadunidense expôs o seio direito de Janet ao vivo. O ocorrido, que posteriormente foi esclarecido como um ato proposital, causou um grande tumulto e a cantora sofreu muitas críticas. Confira a apresentação completa a seguir:



Madonna, LMFAO, Nicki Minaj, M.I.A. e Cee Lo Green (2012)

Aliada de muitas luzes e telões, a festa desta edição começou com a entrada triunfal de Madonna junto de muitos dançarinos do Cirque Du Soleil, cantando a icônica canção "Vogue". Logo depois, inicia-se um remix das músicas "Music", Party Rock Anthem (Feat. Lauren Bennett, Goonrock)" e "Sexy and I Know It", com a participação da dupla LMFAO.

Ainda com bastante empolgação, a rainha do pop chama Nicki Minaj e M.I.A. para apresentar a faixa "Give Me All Your Luvin' (feat. M.I.A., Nicki Minaj)". Fazendo uma pequena menção às canções "Open Your Heart" e "Express Yourself" junto da banda marcial e do cantor Cee Lo Green, os artistas terminam o show com a música "Like A Prayer". Veja tudo o que aconteceu no vídeo abaixo:



Beyonce e Destiny's Child (2013)

Na 48º edição do Super Bowl, quem comandou o palco repleto de efeitos especiais e painéis personalizados foi Beyonce. O show contou com músicas de diferentes épocas da cantora, desde "Crazy In Love (feat. Jay Z)" até "End Of Time". A apresentação estrelou ainda a presença do Destiny's Child, grupo que revelou a cantora. Junto novamente, o trio fez a performance das canções "Bootylicious", "Independent Women" e "Single Ladies (Put A Ring On It)". Para fechar a noite, Beyonce cantou o emocionante hit "Halo". Confira o espetáculo na íntegra:



Bruno Mars e Red Hot Chili Peppers (2014)

Nesta edição, Bruno Mars e sua banda tiraram a plateia do chão. O cantor fez uma entrada diferente, tocando um solo de bateria em uma plataforma móvel. O espetáculo foi marcado pelas músicas "Locked Out Of Heaven", "Treasure" e "Runaway Baby". A banda Red Hot Chili Peppers fez uma pequena aparição com a canção "Give It Away". O show de intervalo, que estava repleto de uma iluminação colorida, foi encerrado ao som de "Just The Way You Are". Vale lembrar que esta edição do Halftime Show bateu o recorde de audiência obtido no ano anterior. Veja a apresentação dessas estrelas abaixo:



2015 - Katy Perry, Lenny Kravitz e Missy Elliott:

A última edição do Super Bowl mostrou todo o potencial de Katy Perry, que também fez uma entrada triunfal ao chegar em cima de um leão dourado gigante, cantando o sucesso "Roar". Logo depois, Katy continuou a apresentação com a performance de "Dark Horse (Feat. Juicy J)" sob paineis com ilusão de ótica. O cantor Lenny Kravitz se juntou ao espetáculo para cantar "I Kissed A Girl". Em seguida, a cantora fez uma troca de figurino para apresentar os singles "Teenage Dream" e "California Gurls (feat. Snoop Dogg)". Para incrementar a festa, Missy Elliott trouxe seus grandes sucessos "Get Ur Freak On", "Work It" e "Lose Control (feat. Ciara, Fatman Scoop)". Para encerrar toda essa produção, Perry foi suspensa no ar para fazer a apresentação de "Firework". Esta edição também bateu o recorde de audiência. Confira o show a seguir:



Confira todas as notícias relacionadas ao Super Bowl no Vagalume!