Katy Perry saiu da casa dos pais, cristãos muito tradicionais, aos 18 anos de idade, e se mudou para Los Angeles com o violão nas costas na esperança de ser notada por algum caça talentos ou gravadora.

Depois de alguns shows em pequenos cafés, trabalhos de backing vocal para outras bandas e duas tentativas frustradas de criar um álbum solo, a americana acabou tomando coragem de bater na porta do mesmo responsável pela carreira de uma de suas inspirações, Alanis Morrisette.

A atitude deu certo: foram necessários alguns meses, encontros com produtores de peso e todo o talento e criatividade de Katy para que o mundo finalmente pudesse conhecer esta incrível artista. Alguns números um, turnês mundiais esgotadas, documentários e milhões de discos vendidos, pode-se dizer que Perry conseguiu o que sempre quis: se tornar uma das maiores artistas pop da história.

Relembre a trajetória da cantora a seguir, disco a disco:

Katy Perry
Katy Perry One of the Boys
"One Of The Boys"

Depois de ser despedida de duas gravadoras diferentes e lançar material que não correspondia com sua identidade de artista (alguns executivos queriam que a cantora se tornasse uma espécie de Avril Lavigne americana), a americana levou o material, no qual trabalhava desde ps 18 anos, para a Capitol Records.

Apesar de ter trabalhado, sem sucesso, com Dr. Luke em uma das antigas gravadoras, a cantora foi incentivada a voltar ao estúdio com o produtor pelo presidente da Capitol; juntos, com a ajuda de Max Martin, compuseram nada mais do que "I Kissed A Girl" e "Hot N' Cold".

A primeira, lançada como carro-chefe do álbum em 2007, disparou para o topo da parada de singles americana, enquanto a segunda foi direto para o top 3. O sucesso das músicas de trabalho levaram o primeiro disco de Katy para o top 10 da parada dos EUA de álbuns, e ainda permitiram que outros dois singles fossem lançados: a balada "Thinking Of You" (que estava programada, originalmente, para ser o carro-chefe de "OOTB") e a divertida "Waking Up In Vegas", produzida por Greg Wells.

"Teenage Dream"
Katy Perry
Katy Perry Teenage Dream


O segundo álbum de estúdio da cantora americana chegou às lojas do mundo todo em 24 de agosto de 2010, predestinado ao sucesso.

Dois singles já haviam sido lançados para divulgar o disco, e ambos alcançaram o topo da parada de singles norte-americana, a Billboard Hot 100. "California Gurls (feat. Snoop Dogg)" e "Teenage Dream" marcaram apenas o início do fenômeno que igualou e quebrou recordes, além de elevar a carreira da morena a níveis inesperados.

O álbum, composto de 12 faixas em sua edição padrão, contou com colaboração de Snoop Dogg, Max Martin, Ryan Tedder, Dr. Luke, Bonnie McKee e Ester Dean, entre outros, e inclui participação da americana na composição de todas as canções.

Incluindo cinco singles número um, o material igualou o recorde de Michael Jackson com o disco "Bad", recebendo por isto o "Special Achievement Award" durante o AMA de 2011. O LP acabou sendo indicado a seis Grammy, incluindo "Álbum do Ano", e foi número um em nove países.

Katy Perry
Katy Perry Prism
"Prism"

Após um momento conturbado em sua vida pessoal, envolvendo um divórcio muito público do ator e comediante Russel Brand (exposto no documentário "Part Of Me"), a cantora sentiu a necessidade de escrever sobre os momentos difíceis do relacionamento. Isto implicaria em um álbum mais "obscuro" do que seus dois trabalhos anteriores, mas os produtores alistados pela artista não permitiram que a sonoridade já conhecida da americana fosse perdida.

O mega sucesso de "Teenage Dream" também adicionou muita pressão à estrela, que decidiu manter em mente que seria impossível repetir tal fenômeno. "Vou ser criticada independente do que lançar, então decidi fazer algo pelo qual sou apaixonada", declarou Katy na época.

Novamente trabalhando com os hitmakers Dr. Luke e Max Martin, Perry lançou o primeiro single, "Roar", sobre sua superação apesar de todo o sofrimento. O hino de vitória foi direto para o número um na parada de singles dos EUA, sucedido pela estreia do disco completo do topo do país.

"Prism" acabou se tornando o material mais vendido da cantora em uma semana de estreia, e alcançou o número um também em outros grandes mercados, como o Reino Unido e Austrália. Mais uma canção atingiu a primeira posição da Billboard Hot 100 - "Dark Horse (Feat. Juicy J)", que chegou ao topo do iTunes americano sem ser anunciado como single oficial.

Foi com este disco que a artista se apresentou no intervalo do Super Bowl; foi indicada para mais alguns Grammys; viajou o mundo na turnê "Prismatic", que chegou ao Brasil e rendeu uma performance no Rock In Rio; e fez uma das performances mais bonitas de sua carreira, da canção "By The Grace Of God", no Grammy de 2015.

Com apenas três álbuns, a americana contabiliza 11 bilhões de streams através de plataformas como o Youtube e outros serviços pagos; é a terceira artista feminina com mais singles vendidos (cerca de 85 milhões), e já comercializou mais de 10 milhões de discos.

Outros lançamentos
Katy Perry
Katy Perry Teenage Dream: The Complete Confection


Ainda como Katy Hudson, a cantora lançou em 2001 um álbum no gênero gospel, que levou o seu nome. O material acabou sendo descontinuado, mas deu certeza à americana de que queria seguir carreira na música.

Outro lançamento especial é "Teenage Dream: The Complete Confection", o relançamento de seu segundo disco, que trouxe mais singles de sucesso para a carreira da artista: "Part Of Me" e "Wide Awake", além de remixes em parceria com Kanye West e Missy Elliott.

Veja letras, traduções e muito mais de Katy Perry no Vagalume!