O guitarrista, pianista, cantor e compositor Glenn Frey morreu ontem (18) devido às complicações causadas por uma artrite reumatoide, uma colite ulcerativa aguda e uma pneumonia. A notícia foi divulgada na página dos Eagles -a banda que ele ajudou a fundar - no Facebook.

Frey, tinha 67 anos e ajudou a tornar os Eagles imensamente populares. Foram mais de 150 milhões de discos vendidos no mundo, com a coletânea "Their Greatest Hits (1971–1975)" ocupando lugar especial.

Por vários anos, esse foi o álbum mais vendido na história dos EUA, com suas quase 30 milhões de cópias sendo superadas apenas por "Thriller" de Michael Jackson.

Na nota oficial, assinada pelos familiares, colegas de banda e o empresário Irving Azoff, eles agradecem todos que se juntaram ao músico em sua luta e rezaram por sua recuperação. Ao final a letra de "It's Your World Now" (veja a tradução) , presente em "Long Road out Of Eden", de 2007 - simultaneamente o álbum de retorno e despedida da banda.

Eagles
Eagles Os Eagles em 1975 (Foto: Divulgação)
Os Eagles fizeram muito sucesso nos anos 70. Formado em 1971, eles lançaram durante a década seis álbuns, sendo que três deles chegaram no topo da parada.

Os primeiros trabalhos foram marcados por um country rock mais tradicional, aos poucos a música deles foi se tornando mais mainstream, com os discos ganhando mais peso e enfoque comercial. Foi assim que eles começaram a reinar nos palcos e nas rádios dos EUA.

Frey (no centro na foto acima), ao lado de Don Henley, sempre liderou a banda com afinco, e sem se preocupar em ferir alguns egos pelo caminho (o documentário "History Of The Eagles" que saiu em DVD no Brasil e pode ser visto na Netflix mostra bem isso).

O auge do grupo se deu com "Hotel California", lançado no final de 1976, que vendeu 16 milhões de cópias mesmo com os narizes torcidos de boa parte da crítica e dos fãs de música mais intelectualizados. O grupo chegou ao fim em 1980, exaustos depois de uma década de brigas e excessos de todos os tipos imagináveis, jurando que era mais fácil o inferno congelar do que uma reunião acontecer.

Glenn Frey letras
Frey saiu em carreira solo e seus dois primeiros álbuns ganharam disco de ouro. Apesar de ser reconhecido como um renomado compositor, seu maior sucesso longe dos Eagles, não foi escrita por ele.

"The Heat Is On" (1984) foi feita para a trilha sonora de "Um Tira Da Pesada", chegou ao segundo lugar nos EUA e se tornou um hit global, daqueles que ajudaram a definir a música pop do período.

Escrita por Harold Faltermeyer e Keith Forsey a música - dançante, com toques de rock clássico e a típica produção da época - não lembrava em nada os hits que ele gravou com sua banda nos anos 70, mas ele certamente não se arrependeu de tê-la gravado.

Ao mesmo tempo, as canções dos Eagles seguiam tocando sem parar, ainda mais depois que o formato "classic rock" começou a ganhar força nas rádios americanas.

Eagles letras
Um retorno, estava claro, era um questão de tempo e, principalmente, dinheiro. Em 1994, a formação da segunda metade da década de 70 se reuniu e se tornou uma máquina de gerar milhões de dólares.

O grupo ganha a dúbia fama de ser o maior responsável pela escalada dos preços dos ingressos, mas isso não impede que eles estejam sempre lotados. Eles só retornariam ao estúdio mais uma vez, para lançar o já citado "Long Road Out of Eden" em 2007.

Se no ano passado Don Henley disse que a banda provavelmente não iria mais gravar ou se apresentar ao vivo, com a morte de Glenn Frey isso se torna uma quase certeza. Sendo assim, o concerto feito em 29 de julho do ano passado em Los Angeles deve ser lembrado como o derradeiro de uma das mais famosas bandas da história da América.

Relembre os sucessos de Glenn Frey e dos Eagles aqui no Vagalume