"Back To December" foi um dos singles do aclamado terceiro álbum de estúdio da cantora Taylor Swift, "Speak Now". A canção, de bastante sucesso, ganhou um clipe no dia 13 de janeiro de 2011, e completa cinco anos nesta quarta-feira.

Composição
"TAY" é o que as letras destacadas no encarte do álbum soletram neste triste pedido de desculpas, levando todo o público a especular que a canção fosse sobre o término de seu curto relacionamento com o ator Taylor Lautner. Co-produzida pela estrela, a balada recebeu elogios intermináveis da crítica internacional, principalmente por sua composição.



"Eu nunca senti a necessidade de me desculpar em uma canção antes", declarou a loira sobre a letra da balada. "Mas nos últimos dois anos eu experienciei muitas coisas, e aprendi muitas lições. Às vezes, você acaba aprendendo uma lição tarde demais, e neste momento você precisa se desculpar por ter sido imprudente".

A faixa chegou ao top 10 das paradas americana e canadense, declarando o sucesso da primeira experiência da artista com uma orquestra e o arrependimento.

Clipe
O clipe, por sua vez, foi filmado no final de dezembro de 2010, um pouco antes do Natal. As cenas interpretadas Guntars Asmanis, a quem a cantora fez mal na produção, foram gravadas em Nova Iorque no MacArthur Park, enquanto as cenas de Swift ocorrem em uma mansão antiga em Nashville.



Dirigido por Yoann Lemoine (responsável também pelos visuais do sucesso "Teenage Dream" de Katy Perry), o vídeo narra o momento em que Taylor tenta achar uma maneira de se desculpar por ter partido o coração de seu amado. Lemoine declarou à MTV na época que queria um resultado "simples mas metafórico".

"Eu queria trabalhar com a frieza dos sentimentos de maneira bastante visual, brincando com a neve, a distância e a tristeza", disse o diretor. "Taylor gostou muito. O tema de inverno foi muito interessante para mim - a neve, o gelo. Eu queria traduzir aquele sentimento de quando partem seu coração. A neve no apartamento representa o quanto ela está conectada a ele. Ele está lá fora, no frio, mas ela está ligada a ele".



A produção estreou em 13 de janeiro de 2011 na CMT, e hoje acumula mais de 100 milhões de visualizações na VEVO, ganhando o certificado VEVO Certified. Até hoje, a canção é uma das favoritas dos fãs da americana, que tocou uma versão acústica da faixa durante sua turnê mais recente, a "1989 World Tour".

Reveja o clipe abaixo:



Relembre mais sucessos de Taylor Swift no Vagalume!