Os rappers Kendrick Lamar (ao lado) e Drake foram os grandes destaques da "Pazz and Jop" de 2015. A enquete é feita há mais de 40 anos pelo jornal nova-iorquino Village Voice e envolve os votos de mais de 500 especialistas do mundo da música. Mais de 1200 álbuns e cerca de 600 singles foram citados nas diversas listas recebidas pela publicação.

Entre os álbuns, o resultado foi o esperado, "To Pimp A Butterfly" de Kendrick Lamar ficou no topo.

O disco foi, de longe, a grande unanimidade de 2015, aparecendo nos primeiros lugares (ou no primeiro) em praticamente todas as listas de grandes discos do ano passado.

"To Pimp..." foi citado por 210 críticos e acumulou 2639 pontos. a vice-liderança ficou para outro grande destaque do ano, a australiana Courtney Barnett com "Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit" (167 votos e 1872 pontos).

Drake
"Emotion" de Carly Rae Jepsen, "Art Angels" de Grimes e "No Cities To Love" do Sleater-Kinney completam o top 5.

Entre os singles, "Hotline Bling" de Drake (ao lado) recebeu 76 menções (não há pontuação nessa categoria), "King Kunta" de Kendrick Lamar 70, "Can't Feel My Face" de The Weeknd 69, "Alright", outra de Kendrick Lamar, 66 e "Pedestrian At Best" de Courtney Barnett, 53.

Os resultados completos podem ser vistos aqui.

Ouça os álbuns e singles que mais se destacaram em 2015 aqui no Vagalume!