A ideia era simples: uma adaptação do clássico romance Romeu e Julieta no qual um atleta de ensino médio se apaixona por uma garota estudiosa, e ambos têm que esconder dos amigos tanto a atração um pelo outro quanto sua vontade de estrelar no musical da escola (feito especialmente para os irmãos que dominavam o departamento de teatro do colégio).

Todos novatos, Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Monique Coleman e Corbin Bleu foram escolhidos para os seis papeis principais, e ensaiaram por várias semanas antes de gravar o longa metragem, sob a direção de Kenny Ortega.

Inesperadamente, o filme, feito com orçamento apertado, se tornou o mais assistido do canal Disney Channel de todos os tempos, trazendo 7.7 milhões de espectadores para sua estreia na televisão americana, em 20 de janeiro de 2006. Troy, Gabriella, Sharpay, Ryan, Chad e Taylor viraram ídolos infantis e adolescentes, e "High School Musical" se tornou o fenômeno musical dos anos 2000 em pouquíssimo tempo.

Mundialmente, "HSM" já foi assistido por mais de 225 milhões de pessoas, fazendo sucesso sem precedentes - um pequeno projeto da Disney se transformou em uma franquia de três filmes (encerrada nos cinemas internacionais em uma mega produção), vários DVDs especiais, uma turnê mundial com participação do elenco principal (que passou pelo Brasil em maio de 2007), uma infinidade de produtos, como material escolar, roupas, edredons e até maquiagem infantil; além de tudo, foi reproduzido em vários países, inclusive no Brasil.

É claro que os rostos bonitos, a história bem bolada com final feliz e o talento do elenco ajudaram a alavancar o sucesso do filme, mas em sua maior parte, foi a trilha sonora que levou High School Musical a fazer história.



A trilha, composta de 10 faixas inéditas, foi gravada em apenas cinco dias pelo elenco, antecipando as filmagens do filme. Apesar de ser bom ator e ter a beleza de um galã adolescente, Zac Efron não conseguia alcançar todas as notas necessárias nas canções, levando o compositor Drew Seeley a assumir o vocal de Troy na maior parte das músicas. À princípio, Seeley não foi creditado por seu trabalho, mas logo a mídia americana descobriu a farça e Efron foi obrigado a cantar sozinho todas as faixas da sequência do longa.

Além disso, as vozes de Tisdale, Hudgens e Grabeel foram as mais usadas no disco, em alguns dos melhores momentos do filme, como as divertidas "What I've Been Looking For" e "Bop To The Top" e a triste balada "When There Was Me And You".



A canção que promoveu o filme logo de cara foi "Breaking Free", interpretada pelo casal Troy Bolton e Gabriella Montez. A faixa chegou ao top 5 da Hot 100, o ranking de singles dos EUA, e ao top 10 britânico, o maior sucesso da franquia (outro grande hit foi "What Time Is It?", que chegou ao sexto lugar em território americano).



10 de Janeiro de 2006 foi o dia em que a trilha completa de "High School Musical" chegou às lojas. A coletânea estreou em 133° lugar na Billboard 200, parada de álbuns americana, já que foi lançada antes da estreia do filme. No entanto, depois da estreia do longa, tudo mudou.

O disco vendeu quatro milhões de unidades até o final de 2006, e foi o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos - a primeira trilha sonora a atingir esta marca. "HSM" também é a trilha mais vendida da história no país, e alcançou o topo da parada da Billboard por duas vezes não consecutivas em março daquele ano.

Pode-se dizer, 10 anos depois, que o sucesso foi grande a ponto de tornar todas as músicas da trilha sonora ícones da cultura pop internacional. "Start Of Something New" sempre vem à tona em festas de karaokê, enquanto a grandiosa "We're All In This Together" ainda é lembrada como bordão, por seu refrão chiclete, e por sua coreografia inescapável, ainda reencenada pelo mundo. Atualmente, a trilha sonora tem certificado de platina em mais de dez países.



Apesar de ter sido um reinado curto (o terceiro e último filme da franquia estreou nos cinemas apenas dois anos após o primeiro), a supremacia de "High School Musical" entre os musicais adolescentes dos anos 2000 (francamente, de todos os tempos) é absoluta. Hoje, o musical vive na memória e nas prateleiras de seus fãs, trazendo felizes lembranças de muita música, dança e amizade.



Relembre todos os sucessos de High School Musical aqui no Vagalume!